quinta-feira, 30 de abril de 2015

Tudo sobre Batons

Ola pessoal !! 

Que o batom é o item mais lembrado e usado na maquiagem todo mundo sabe . Mas afinal você sabe como é feito o batom  ? qual é sua composição ? Hoje você vai aprender tudo isso . 



O primeiro batom a ser comercializado foi em 1884, mas há indícios de eles serem utilizados desde 5000 AC no Egito. E a sua formulação é a mesma até os dias de hoje.  

 Basicamente é feito por ceras, óleos e pigmentos. São as ceras que vão deixar ele durinho, as mais comuns: Candelila, Carnaúba, Cera de Abelha, Ozoquerita. Os óleos são para se tornarem hidratantes, o principal é o óleo de rícino, óleo argan, óleo de oliva, manteigas, cacau, karité.

   E os pigmentos dão a coloração do produto, antigamente usava muito pigmentos naturais, hoje são sintéticos. Para se fazer o batom cintilante, utiliza-se também o pigmento perolado.

   Esses são os ingredientes bases, cada produto pode ser enriquecido com hidratantes, vitaminas, óleos vegetais, filtro solar. Pode se usar produtos opacificantes para deixarem o batom matte.

   Ao comprar um batom, sempre procuramos um bom pay off, que é ao você aplicar o batom consiga pegar a pigmentação na primeira aplicação. Se necessitar aplicar várias vezes para conseguir transferir cor, quer dizer que a camada externa do batom que é feita de ceras está muito dura, demorando para romper e conseguir chegar a parte de pigmento e óleos, que é a parte interna do batom.

   Esperamos também que o batom não derreta,mas não fique muito duro dependendo da localidade do país. Então é importante o batom ser feito com atenção ao seu ponto de fusão, para conseguir aguentar essa variações de temperatura sem apresentar aspectos desagradáveis ao consumidor. Outro problema que o batom pode ter é apresentar gotículas na sua bala, quer dizer que basicamente os óleos que estão na parte interna do batom, estão saindo para a camada externa, e por isso essa formação de gotículas, é um problema na formulação do produto.

   A diferença  na formulação do batom líquido com o que vêm na bala,  é que a quantidade de ceras e óleos são menores no líquido, tendo maiores quantidades de polímeros que são formadores de filme e sílica para batom matte, que deixam ele mais sequinho.

   Já o gloss labiais fornecem brilho ao lábios, alguns podem promover cor, mas a maioria é somente brilho. Sua formulação é bem básica, com agentes de brilhos, óleos e pigmentos normais ou pigmentos perolados. Pode vir em roll on, bisnaga, potes e etc. Ele não deve ser pegajoso, grudar no cabelo, entre os lábios, nem acumular no canto da boca.

   Espero que vocês tenham gostado dessa curiosidades sobre batons, gloss, batom líquido e tudo mais. E você têm algum outro cosmético que gostaria de saber as curiosidades?

Beijos <3 

Nenhum comentário:

Postar um comentário